Conheça 5 filmes sobre o Holocausto

filmes holocausto

31 ago Conheça 5 filmes sobre o Holocausto

Filmes sobre o holocausto como Olga, Bent e A Vida é Bela ajudam a entender o massacre do Nazismo sobre os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O holocausto foi o genocídio em massa de cerca de seis milhões de judeus promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O massacre liderado por Hitler ocorreu em diversos campos de concentração instalados nos territórios ocupados pela Alemanha, que se intitulava racialmente superior.

Muitos filmes retratam a perseguição aos soviéticos, homossexuais, deficientes, e – principalmente – judeus, que viviam em péssimas condições de vida, escravizados até a morte nos campos de concentração ou em constante fuga. Sendo assim, elaboramos uma lista com longas que exploram o holocausto e o contexto da guerra.

1- Olga (2004)

O longa-metragem dirigido por Jayme Monjardim narra a biografia de Olga Benário Prestes, uma militante alemã que é deportada para Alemanha durante o governo Vargas, após o fracasso da Intentona Comunista. A jovem tem uma filha na prisão, fruto do relacionamento com o líder comunista Luís Carlos Prestes, sendo enviada para um campo de concentração, onde passa anos sofrendo maus tratos e termina morta na câmara de gás. Baseado em fatos reais, o filme tem Camila Morgado, Caco Ciocler, Osmar Prado e Fernanda Montenegro no elenco.

2- O Pianista (2002)

O filme conta a história do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, que se depara com a invasão da Polônia pelos nazistas em 1939. Após escapar da ida ao Gueto de Varsóvia, que segregou cerca de 380.000 poloneses, Szpilman passa a se esconder em prédios abandonados e casas de amigos não-judeus, em busca de alimentos e proteção. Ele testemunha o levante de Varsóvia e escapa da morte por diversas vezes, até a derrota da Alemanha na Segunda Guerra. O longa de Roman Polanski foi indicado a sete categorias do Oscar, vencendo as de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. O filme estrelado por Adrien Brody também venceu a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

3- O Menino do Pijama Listrado (2008)

A co-produção entre EUA e Reino Unido mostra a visão de mundo pela perspectiva de duas crianças durante a Segunda Guerra Mundial: uma ariana e outra de ascendência judia. Shmuel vive no campo de concentração em que o pai de Bruno, seu amigo, trabalha, e a amizade dos dois é posta à prova quando eles descobrem que são de etnias “inimigas”. Baseado no livro de John Boyne, o filme das crianças separadas por uma grade tem David Thewlis, Vera Farmiga e Rupert Friend no elenco e direção do inglês Mark Herman.

4- A vida é bela (1997)

O aclamado longa se passa na Itália, onde o amoroso Guido é levado a um campo de concentração junto com seu filho, mas faz com que o menino acredite que eles estão em um jogo, para poupá-lo do sofrimento. A comédia dramática retrata o holocausto de forma cômica, sem esconder as tragédias que aconteciam nos campos de concentração. O filme, com direção de Roberto Benigni, venceu três Oscars em 1999, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro.

5- A Lista de Schindler (1993)

O filme narra a vida do alemão Oskar Schindler, que empregou mais de mil judeus em sua fábrica para salvá-los do holocausto. Antes mesmo de irem aos campos de concentração, os judeus eram contratados por Schindler para trabalhar em sua fábrica. Após recusas de Polanski, Pollack e Scorsese, o filho de judeus Steven Spielberg aceitou fazer um filme retratando a história de Schindler. Além da família judia, um dos principais motivos para Spielberg assumir o controle do filme teria sido o genocídio étnico ocorrido durante a Guerra da Bósnia (1992 – 1995).
Baseado no romance de Thomas Keneally, o longa foi sucesso absoluto. O blockbuster recebeu sete prêmios do Oscar, incluindo Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original.

Todos esses filmes retratam, com diferentes abordagens, a perseguição sofrida pelos judeus. A segregação e as atrocidades cometidas no passado não podem ser esquecidas. Cabe aos filmes, entreter, informar e não deixar o passado se perder. E você, tem alguma sugestão de filme sobre o assunto?

Fonte: Globo Educação